Páginas

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Governo do Estado lança "PROUNI gaúcho"

O governador Tarso Genro (PT) assinou nesta tarde o decreto que cria o programa de bolsas de estudo


O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), anunciou na tarde desta segunda-feira o investimento de R$ 43 milhões, até 2014, em bolsas de estudo no Prouni-RS - a exemplo do Programa Universidade Para Todos do governo federal. Inicialmente, serão oferecidas 250 vagas para estudantes nos segmentos de petróleo e gás, eólico, e oceânico.

A estimativa do custo por aluno no Prouni gaúcho deverá ser de R$ 700 mensais. Segundo o governo estadual, o programa busca estimular a formação de mão de obra em cursos de base tecnológica oferecidos em entidades comunitárias de ensino superior do Estado. As inscrições dos candidatos serão abertas em junho.

Na cerimônia de lançamento do programa, na sede do governo estadual, em Porto Alegre, o governador falou sobre a importância da participação do Consórcio da Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung). "Desde que a ideia do Prouni gaúcho surgiu no Conselhão, recebemos o apoio do Comung, apesar de muitas universidade privadas apostarem que o projeto não sairia do papel", destacou. O chefe do Executivo sugeriu a elevação do teto da renda familiar per capita de 1,5 para 3 salários mínimos mensais para aderir às bolsas. "A ideia é que mais pessoas possam acessar o programa".

Secretário da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT) e coordenador executivo do Pacto Gaúcho pela Educação, Cleber Prodanov, explicou que na primeira fase serão oferecidos cursos tecnólogos com duração de dois a dois anos e meio, para atender as demandas a curto prazo. "Pretendemos oferecer cursos de bacharelado, principalmente das engenharias". O programa é uma ação complementar às ações da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs).

Segundo o governo, o programa complementa o Prouni nacional em diversas áreas. Além da exigência de contrapartidas - como atividades complementares de inclusão produtiva e de responsabilidade social -, o projeto prevê o acompanhamento especial do aluno. O programa vai destinar bolsas para pessoas com deficiências ou autodeclarados indígenas e afrodescendentes.


Fonte: Site Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário