Páginas

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Naciremas, Cultura e Alteridade

Reproduzido no grupo do facebook "ongep noite 2017"

Queris,
Como vimos na última aula de quarta, antes da maravilhosa e emocionante classificação do colorado na Copa do Brasil, a carta de Pero Vaz de Caminha traz inúmeras reflexões sobre o modo de pensamento que foi colocado na época e como nos influenciou e influencia até hoje. Como comentamos anteriormente, nada mais importante que estudar o passado para compreender o presente e prospectar/planejar o futuro.
Das inúmeras reflexões que fizemos ao longo da noite, creio que duas são das mais fundamentais e esse texto é pra colocarmos mais "pulguinhas" de curiosidade para a próxima aula.
A primeira diz com relação ao objetivo das Ciências Sociais/Sociologia durante o ano, ou seja, estaremos demonstrando métodos de compreensão da sociedade a partir de casos cotidianos ou obras literárias, mas que não teriam a mesma relação com opinião. Ao fazermos isso, não colocamos um juízo de valor quanto ao conhecimento, mas partimos de fatos históricos e construímos uma linha de argumentação a partir de inúmeras teorias. Esse fazer a partir de métodos e teorias trabalhadas são o que chamamos de Ciência.
Toda essa conversa é pra estabelecer nosso objetivo que é chegarmos a uma Imaginação Sociológica. Só que pra chegarmos nesse objetivo, precisamos de dois recursos muito importantes que se denominam como Estranhamento e Desnaturalização.
Mas pq estudar e aprender essa tal Imaginação Sociológica? Justamente, pesquisar a sociedade e a influência sobre os indivíduos ou grupos sociais é compreender a nossa realidade. Mais do que entender a palavra ou os conteúdos para uma prova, como diria o nosso bom velhinho Paulo Freire, é importante que conheçamos o mundo, termos uma leitura de mundo.
Não é uma tarefa fácil, pois estabelecer relações de conhecimentos entre caixinhas disciplinares que nos condicionam em nosso Ensino Médio e na preparação para o vestibular torna-se extremamente complexo. Por isso, tanto a Sociologia, quanto outras disciplinas ao longo do ano, tentarão estabelecer esse emaranhado de conexões junto com vocês, pra que em suas vidas, em seus trabalhos, em seus cursos, possam não só receber esses conhecimentos, mas jogá-los ou subvertê-los...
Em segunda lugar, a nossa aula tratou sobre o tema da Alteridade no contexto da Carta de Pero Vaz de Caminha. Mais do que lermos as obras obrigatórias para o Concurso Vestibular, será necessária uma constante relação com a História de suas obras e complexificarmos o nosso pensamento a partir do que esse momento representou para o Brasil.
O conceito de Alteridade não é fácil, tanto que nosses amigues da filô trabalharão essa relação o ano todo. Por isso, fizemos uma primeira aproximação ao comentarmos a relação de espelhamento do Outro ou a Alteridade a partir da Diferença.
Acima de tudo, trouxemos alguns conceitos como Cultura, Etnocentrismo, Relativismo Cultural e a própria Alteridade. O que posso dizer é que não se preocupem, pois trabalharemos tudo isso com detalhes nos próximos Encontros 
Mas o que gostaria que pensassem sobre a última aula, é como o texto "Os Nacirema", apesar de falar sobre a nossa cultura, parecia ser tão distante de nós ou mesmo como a maioria fez a relação com o passado, apesar de não termos dito em nenhum momento, nem mesmo no texto, que se tratava de uma Cultura antiga.
Queria dizer que não foi erro nenhum, na verdade foi super importante a relação que começamos a fazer aos poucos. Para lermos aquele texto dos Nacirema, precisávamos utilizar esse recurso de Estranhamento de nossa Cultura, a qual comentei antes nesse texto.
Isso tudo é um processo de aprendizado.
Estranhar uma Cultura, o nosso fazer diário ou mesmo uma obra literária, acaba sendo um recurso de observar que os fenômenos sociais que rodeiam a todes e dos quais se participa não são de imediato conhecidos, pois aparecem como ordinários, triviais, corriqueiros, normais, sem necessidade de explicação, aos quais se está acostumado, e que na verdade nem são vistos.
Lembram da parte do Latipsoh ou do santuário sagrado? Ir para o Hospital ou ao Banheiro é tão trivial que não pensamos muito.
Vamos aos poucos entender e complexificar a compreensão de nosso contexto e problematizá-lo a cada semana.
Pra quem curtiu o texto dos Nacirema, estou postando ele completo. São seis páginas, bem tranquilo de ler.
Agora fico por aqui com esse textão de sábado.
Gde bj pra todes e que tenham um bom feriado 

Nenhum comentário:

Postar um comentário