Páginas

terça-feira, 9 de abril de 2013

Nobel de Física vem à UFRGS esta semana

O cientista francês Albert Fert receberá o título de Doutor Honoris Causa da Universidade nesta quinta, dia 11. A descoberta que liderou foi responsável pela quebra da barreira de gigabytes nos discos rígidos

Os discos rígidos de nossos computadores não teriam crescido tanto em capacidade de armazenamento sem a descoberta de Albert Fert, ganhador do Nobel de Física de 2007. O efeito de Magnetorresistência Gigante permitiu aos HDs superarem a barreira de gigabytes, o que contribuiu para a popularização dessas máquinas.
O cientista francês virá a Porto Alegre esta semana para receber o título de Doutor Honoris Causa da UFRGS, fortalecendo o intercâmbio entre Brasil e França na Ciência do Magnetismo. A outorga do título acontecerá na próxima quinta-feira (11/04), em sessão solene na Sala dos Conselhos.
Há décadas, Albert Fert mantém estreitas ligações de trabalho em pesquisa com o Instituto de Física da UFRGS, de onde partiu a iniciativa da titulação. Desde que o professor Paulo Pureur foi à França para desenvolver sua tese de doutorado sob sua orientação em 1980, Fert frequentemente conta com a presença de algum gaúcho em seu laboratório na França. Durante a descoberta premiada pela fundação sueca, por exemplo, o professor Mario Norberto Baibich integrava sua equipe.
Na sexta, 12, o pesquisador participa do Workshop Técnico que o Instituto de Física da UFRGS está promovendo em sua homenagem. A atividade acontecerá no Anfiteatro da Geociências, das 9 às 17 horas, com entrada franca.

O que é a magnetorresistência gigante?

A Magnetorresistência Gigante (MRG) é um efeito da física quântica descoberto em 1988 pela equipe liderada por Albert Fert. Trata-se de uma forte variação da resistência elétrica, produzida por um campo magnético, que é observada em nanoestruturas compostas por camadas alternadas de metal ferromagnético e não-magnético. O feito foi reconhecido como a pedra fundamental da spintrônica, tecnologia emergente que explora a propensão quântica dos elétrons de girar, assim como fazer uso do estado de suas cargas.
Os trabalhos permitiram a penetração vertiginosa da computação na vida das pessoas, por conta da redução dos custos, aliados à capacidade crescente de armazenamento dos discos rígidos. Outra aplicação do efeito são memórias magnéticas de acesso aleatório não voláteis (MRAM), que permitem o funcionamento mais rápido de computadores, além de tornarem obsoletos os procedimentos de desligamento e posterior religação. A GMR foi também observada independentemente por Peter Grünberg, do “Jülich Research Centre”, com quem o professor Fert dividiu o Nobel.
Albert Fert é professor da Université de Paris-Sud (Orsay) e diretor científico do laboratório Unité Mixte de Physique, uma parceria entre o Centro Nacional Francês de Pesquisas Científicas e o Thales Group, grande empresa dos ramos da defesa, segurança, aeroespacial e transporte terrestre, associada à alta tecnologia.
Fonte: Site UFRGS

Tá, mas e a Sociologia? O que tem de Sociologia na palestra sobre Física?

Sim, caros/as amigos/as. A física, nesse contexto, entra com total relevância devido aos processos sociais que foram diretamente influenciados pela descoberta de Albert Fert e sua equipe. 
O mais interessante é percebermos como as pesquisas de ponta desenvolvidas nas Universidades influenciam de modo direto a nossa vida. Como as descobertas tecnológicas mudam as relações sociais existentes. E, finalmente, como a ciência como um todo, pode servir de condicionante de nossa vida social, pois vivemos em mundo que necessita de maior velocidade. A cada momento necessitamos de notícias mais rápidas, mensagens instantâneas, conexões permanentes. Esse é o "Admirável Mundo Novo" em que vivemos, e você "compartilha" ou "curti" essa ideia?

Nobel de Literatura faz conferência na UFRGS

Inscrições para assistir o escritor sul-africano John Maxwwell Coetzee, vencedor do Nobel de 2003, abrem hoje no Salão de Atos da UFRGS


Ficção e Censura é o tema da conferência que o escritor John Maxwwell Coetzee, Prêmio Nobel de Literatura em 2003, fará no Salão de Atos da UFRGS no dia 18 de abril, a partir de 19 horas. Autor de vários ensaios sobre o assunto e de múltipla obra literária, o Nobel sul-africano estará em Porto Alegre em evento coordenado pela professora Kathrin Lerrer Holzmeyr Rosenfield, do Departamento de Filosofia, e promovido pelo Departamento de Difusão Cultural (DDC) da UFRGS.

As inscrições para assistir à conferência abrem hoje, 8, no DDC (mezanino do Salão de Atos – Av. Paulo Gama, 110 – Campus Centro), e estendem-se até o dia 17 de abril. O valor do ingresso para estudantes é de R$ 25. A comunidade em geral paga R$ 50. Mais informações sobre a conferência podem ser obtidas no site do DDC.

Fonte: Site da UFRGS